quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Luz, cedro e pedra – Esculturas do Aleijadinho fotografadas por Horacio Coppola

Em frente do Instituto Moreira Salles
Giselle Inati



Olá, aqui quem escreve é a Giselle Inati, fui visitar no Sábado (02 de setembro) a exposição Luz, cedro e pedra – Esculturas do Aleijadinho fotografadas por Horacio Coppola,com 81 imagens feitas pelo fotógrafo argentino em 1945, nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto. Está no Instituto Moreira Salles até o mês de novembro.


Foi nos anos de sua formação que Coppola tomou gosto pela escultura pré-moderna e arcaica. Esse espírito de redescoberta certamente motivou uma de suas viagens, feita a Minas Gerais, em 1945, em busca da obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), compreendido por ele como um artista integral, isto é, arquiteto, escultor.
 Horacio Coppola voltou para Buenos Aires com um rico acervo de ima­gens que, dez anos mais tarde, expôs nos salões da asso­ciação Amigos del Libro e publicou no livro Esculturas de Antonio Francisco Lisboa O Aleijadinho (Buenos Aires: Ediciones de La Llanura, 1955).

Duas fotos da exposição: 
São João da Cruz, de Sabará, e Cristo Crucificado, de Ouro Preto: registros de 1945 (420x280)

  

A exposição é super rápida de apreciar,pois são três ambientes com fotos muito bem distribuídas e colocadas em seqüências.Como por exemplo a parte que mostra a crucificação de Jesus Cristo ,que mostra cada momento aos “olhos”  de Aleijadinho e retratados por Coppola,dando emoção quando vemos as imagens.
A maioria das imagens são religiosas,como da crucificação de Jesus Cristo, Profetas,e figuras importantes da igreja católica.As mesmas são lindas de ver,parecem até mesmo pinturas,mas são belas fotos de perfeitas esculturas. É muito interessante visitar essa amostra,eu recomendo!
 



 Luz, cedro e pedra – Esculturas do Aleijadinho fotografadas por Horacio Coppola
Abertura: 17 de julho de 2012, às 19h30
Exposição: de 18 de julho a 11 de novembro 2012
De terça a sexta, das 13h às 19h Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
Entrada franca
Classificação livre


Instituto Moreira Salles – São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis
Tel.: (11) 3825-256





Nenhum comentário:

Postar um comentário