quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Uma carruagem na ponte estaiada




 Dia 3 de setembro, São Paulo amanhece com uma cara nova. É instalado na Ponte Octavio Frias de Oliveira (ponte estaiada) uma carruagem do tempo do Império, com quatro cavalos brancos e um cocheiro esculpidos em escala real. Está ação foi realizada pelo artista plástico Eduardo Srur, com o objetivo de protestar o trânsito da cidade de São Paulo, que sempre é muito congestionado. Mas no dia 3 acabou não tendo muito sucesso a colocação da carruagem, pois acabou sendo interrompido por fiscais da Subprefeitura de Pinheiros. Mas no dia 12 de setembro Srur consegue uma autorização para instalar a carruagem na ponte.

Ponte Estaiada
       




Nesta quarta-feira vai acontecer uma corrida nunca vista antes na Marginal Pinheiros, a obra de Srur toma vida e participará de uma competição, onde Eduardo Srur assumirá o posto da carruagem e vai competir com o piloto Ingo Hoffman, que já foi 12 vezes campeão de stock car. Com isso, a obra foi posicionada em plena marginal, para comparar a velocidade média de deslocamento de um carro no trânsito paulistano no horário de pico com a velocidade de uma carruagem; ambos se movimentam 20 quilômetros por hora.







Quem é Eduardo Srur?
Logo no começo de sua carreira, Eduardo Srur segue uma trajetória de artista visual com a pintura, mas a partir de 2002 resolveu aumentar o seu repertório, ampliando os seus estudos para as esculturas, fotografias, instalações e em intervenção urbana. E foi a partir da intervenção urbana que Eduardo Srur alcançou seu auge, pois suas obras mudam as paisagens da cidade, fazendo com que as pessoas reflitam e se questionem sobre o sistema social de forma critica e ao mesmo tempo bem humorada, causando assim diferentes experimentações estéticas em diversas pessoas de camadas sociais. Além disso, a intervenção urbana promove uma maior interação da arte com o mundo, propondo mudar o cotidiano dos indivíduos a cada exposição.


Eduardo Srur 
Marte, 2000 óleo sobre tela 130x200 cm
Celestial # 13,  2003 óleo sobre tela 140x170 cm
Para mais informações do Eduardo Srur, segue o tumblr dele: http://eduardosrur.tumblr.com

Dados sobre a exposição da carruagem:

  • Exposição - de 14 de setembro a 14 de outubro de 2012
  • Patrocínio -  D&D Shopping
  • Apoio - Loducca, MINI, GL&B Negócios, Divina Comédia e Tomaselli Carruagens
  • Apoio institucional -  Prefeitura de São Paulo e CPTM
  • Execução - 3D FOCO
  • Realização - ATTACK Intervenções Urbanas


Obrigada Gabriela Madeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário