quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A Iminência das Poéticas - Trigésima Bienal de São Paulo

Julia Pessôa Hamoui
Em frente da Bienal
        No último domingo dia 14, visitei as exposições da Trigésima Bienal de São Paulo. O tema dessa Bienal era "A Iminência das Poéticas". A Trigésima Bienal está composta de cerca de 3 mil obras de 111 artistas. Metade dessas obras foram produzidas justamente para a Trigésima Bienal. 

        A exposição contém várias formas de arte, variando entre obras de pinturas a esculturas de terra. Espalhadas em três andares, cada artista tem uma secção na bienal, composta por suas obras. 

        Eu gostei muito da exposição, mas o artista que eu mais que gostei se chama David Moreno, americano de Los Angeles que atualmente mora em Nova York. Acho que a razão que eu gostei tanto foi porque suas obras eram muito contraditórias. Tinha obras coloridas e que pareciam com aquelas de pop art, e aí tinha obras mais obscuras e violentas, mais deprimentes. Gostei da versatilidade do artista e das diferentes formas que ele usou os materiais, como papel em formas de megafones saltando para fora de rosto mórbidos do que parecia ser uma página de livro antigo. David Moreno aborda questões da mortalidade do nosso corpo, da vida e da morte utilizando a figuralidade do som. 


Silêncio, David Moreno (1995). Páginas de livro e cones de papel.  

Olhos voadores, David Moreno (1999). Aquarela sobre papel.

Monumento (meio enterrado) à deriva continental, Thiago Rocha Pitta (2012).  Cimento sobre tecido sobre terra. 


Recomendo muito a Trigésima Bienal e pretendo ir nos outros pontos na cidade onde estão sendo exibidas outras obras. 



Informações:

Quando? 
7 de Setembro - 9 de Dezembro 2012 
Que horas? 
Terça, Quinta, Sábado, Domingos e Feriados das 9H às 19H (entrada até 18H)
Quarta e Sexta das 9H às 22H (entrada até 21H)
Quanto? 
Entrada gratuita
Aonde? 
Parque do Ibirapuera, Pavilhão da Bienal, Av. Pedro Álvares Cabral (entrada pelo portão 3). Apesar das exposições principais estarem na Bienal, no parque Ibirapuera, a Trigésima Bienal está por toda a cidade, como no MASP e até mesmo ao longo da Avenida Paulista em displays em bancas de jornais. 


Links relacionados:
http://www.bienal.org.br/30bienal/pt/Paginas/default.aspx
http://www.artspace.com/david_moreno





Nenhum comentário:

Postar um comentário