quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cruz-Diez na Pinacoteca

Olá, aqui quem escreve é a Téia (Anna Stella Lo-Ré), essa quarta feira (29) fui visitar a Pinacoteca. Mais expecificamente, a exposição de Carlos Cruz-Diez (Venezuela, Caracas, 1923). Eram muitas exposições legais para pouco tempo de visita, e como eu já estava querendo ver as obras do Cruz-Diez, fui logo atrás delas.
A exposição mostra as obras do artista desde o início de sua carreira. Este artista, faz obras usando "arte cinetica" que abusa da iluminação e das cores. Suas obras são famosas pelos efeitos de ilusão de ótica. Usando espelhos e um contraste de cores, Carlos consegue fazer com que nossos olhos fiquem presos a obra. Cada vez que você olha e para cada lugar que você olha, a cor fica diferente e o efeito também. Além dos quadros, a exposição tem também duas instalações. Uma delas (Foto 3) é uma sala octogonal com 4 projetores que passam uma sequencia de cores listadas em sentido anti-horário, balões gigantes brancos presos ao teto fazem com que a instalação ganhe sombreados e dimesão.
A outra instalação é uma sala com várias paredes que são divididas pela cor da iluminação, um cubo mostra que a sala de um lado tem uma cor e do outro, outra (Fotos 1 e 4).

EU!


 Sala Octogonal


 Instalação com iluminação colorida.



A exposição fica na pinacoteca até o dia 16 de setembro, e eu recomendo muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário